Atualização Patrimonial JUL/2021 - U$ 2309 ou R$ 12015 (-43,66%)


Eu sabia que a pancada ia ser forte, mas não esperava 43%!

VIDA PESSOAL

Alguns meses de atualização estão atrasados mas não foi só porque eu tava com medo de ver o quanto eu perdi com essa queda do mercado, OK?! Maio e junho foram meses com muitos encontros, tarefas e trabalhos para entregar, isso sem falar das provas finais de cada matéria da faculdade. Fui bem em algumas, mal em outras e, no final, fechei com uma média geral >8, o que, se não me deixou feliz porque é só um pouco acima da média geral, foi bem justo pensando o quão pouco eu me esforcei e tive responsabilidade durante o semestre. Acho que, se li de maneira completa 5 textos que os professores passaram foi muito. Não me orgulho disso e durante essas férias, que começaram este mês de julho, estou me dedicando a eliminar atividades que me desfocavam, e aí entra, principalmente, o acompanhamento do mercado de criptomoedas, YouTube, uso excessivo de redes sociais e jogatina no computador (soma-se, hoje, aproximadamente 15 dias de abstinência dessas práticas no geral. Na primeira semana me sentia excessivamente entediado e sonolento, agora já parece normal).

Pior do que crack? Eu acho que sim

    Outro objetivo para essas férias era encontrar um estágio, algo em que falhei miseravelmente. Tendo em vista a situação do mercado e o fato de que algumas pessoas credenciadas corrigiram meu currículo, acho seguro dizer que houve pouca mea culpa nesse fato. Tendo isso em vista, enquanto os professores ainda não repassaram as leituras que devem ser feitas para o próximo semestre, que tem grandes chances de ter pelo menos uma parte dele no regime presencial, graças ao calças apertadas, estou realizando a leitura de alguns romances russos (parece que adicionando esse "russos" eles parecem mais cult, né?), livros de sociologia/psicologia, autoajuda/desenvolvimento pessoal e um romance francês (me parece que o efeito do "francês" foi o oposto do "russos", confere?). Também estou sendo capaz de ajudar bem mais nas tarefas de casa e de passar tempo junto com a minha família. Esse mês fomos na exposição do Leonardo Da Vinci no MIS de São Paulo, valeu bem a pena! Como nem tudo são flores, por conta de uma outra saidinha imprudente passei uma noite com uma febre absurda. Antes de ontem tive de comparecer ao pronto socorro e hoje recebi um "RESULTADO: DETECTADO" para covid. 
    
    Para o fim dessa seção acho que a volta às aulas merecem um pouco mais de atenção. Como eu disse, provavelmente agora elas vão ocorrer de maneira presencial, ou pelo menos híbrida. O que foi dito pela faculdade é que inicialmente poderemos optar entre online e híbrido. Eu tentarei ir pelo híbrido ou EAD o máximo possível, uma vez que moro a uma distância considerável da faculdade e perderia muito tempo no transporte público. Ao mesmo tempo, socialmente isso pode ser visto como algo negativo; vai ser tudo uma questão de equilíbrio. O fato é que terei que comprar muitos itens de vestuário, já que tenho um número realmente reduzido de vestimentas, mais por desleixo do que por necessidade; no geral estava usando as camisas do colégio para ir da academia à padaria até agora. Sendo otimista, o auxílio estudantil deixa as coisas bem mais fáceis.

VIDA FINANCEIRA


    Quando eu parei de acompanhar o mercado lá por meados de maio eu ainda tava com 3500 dólares. Assim que resolvi fazer essa atualização, sabendo que as coisas estavam ruins, cruzei os dedos para serem, no mínimo, 2000. Dei sorte C@r4lhow! Haja coração para esse insalubre mercado dos ativos digitais, não é mesmo? Lido bem com isso, principalmente levando em conta que minha aposta é no longo prazo. Penso, as vezes, estar perdendo grandes oportunidades de realizar lucros aqui, mas, da onde vejo, é mais negativo ficar vendido do que comprado para mim, que não faço trade com frequência nem tento me especializar nisso. Vamos ver no que vai dar. Sugestões, reflexões, ou ofensas a minha inteligência são mais do que bem vindas nos comentários.

    Também entre abril e hoje realizei mais dois aportes no mercado tradicional. 100 reais foram no tesouro direto IPCA 2045 (sem o vilão dos juros semestrais dessa vez). Outros 200 foram em ações da COSAN, depois que tive contato com um ótimo conteúdo produzido por eles; esse conteúdo era completamente desconexo do serviço que eles oferecem e resolvi investir simplesmente por instinto e porque gostei dele e da representante que o apresentou: parecia extremamente qualificada e foi super simpática. Até o momento não tenho nada a reclamar: quando comprei as frações estavam valendo 24,27 e elas fecharam sexta feira valendo 27,05, o que já me fez ganhar +/- 22 reais de acordo com a corretora. 

   Não obstante, é valido dizer que nesses meses, antes do crash dos criptoativos, também tirei 300 reais do meu dinheiro para comprar bitcoin (:D), o que significa que eles estão no meio desses, repito, 43% de prejuízo. Aqui eu percebo que não coloquei os ativos tradicionais no valor mensal, mas como tá em dólares principalmente a diferença seria mínima. Agora que parei para pensar, esse seria um momento perfeito para comprar (isso não é uma recomendação de investimento, pelo amor de Deus...)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Não quero me alongar muito aqui, acho que me estendi demais hoje, mas vale pra compensar os meses de atraso. Os aportes devem refrear bastante pelo retorno presencial, como disse antes. Ademais, estou bem curioso para saber como vai ser esse retorno. Parece que, para mim, sendo razoavelmente contido socialmente como sou, a interação pelo EAD era simplificada; almejo não ficar tão para trás no presencial. Essa é, acredito, uma das minhas maiores metas: o problema é que criar tantas expectativas não é nada bom, ficarei de boa e vamos ver o que acontece. 

    Espero, depois do ajuste financeiro às aulas presenciais, criar um colchão financeiro para eventuais emergências. De fato eu não tenho nenhuma despesa mandatória e gasto o salário até as últimas gotas porque quero, mas ter um colchão para cair morto não seria nada mal, principalmente tendo em vista que eu poderia criar esse colchão no tesouro selic de liquidez diária que não para de subir, por exemplo. Pensar que, atualmente, para acessar a minha quantia financeira mais significativa eu teria que esperar ela sair de uma corretora estrangeira e vir para uma brasileira que com frequência atrasa as retiradas não me deixa feliz.

    Como em todo post, agradeço aqueles que conseguiram me acompanhar até aqui, vocês são heroinas ou heróis, e seus comentários são apreciados. Um bom final de semana e um mês de julho/agosto para todos.

Abraços!

PS: Alguém mais tem tido visitas da Suécia no blog? Imagino serem bots.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização Patrimonial ABR/2021 - U$ 4100 ou R$ 21413 (+48%)

É amanhã!!